Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Viação nasser







Viação Nasser S/A era de propriedade da tradicional família Nasser, de São José do Rio Pardo (SP), proprietária também da Refrigeração Nasser.

Inaugurada em março de 1946, a então Viação Irmãos Nasser era propriedade dos irmãos Eduardo e Jamil Nasser. Iniciou suas operações com apenas um ônibus, fazendo a linha São José do Rio Pardo x Poços de Caldas.

Em dezembro de 1949, o sobrinho Zezinho Nasser passou a fazer parte da sociedade, acarretando na alteração da razão social para Viação Nasser Ltda. Logo após a entrada de Zezinho Nasser na empresa, foi adquirida a linha São José do Rio Pardo x São Paulo. Pouco tempo depois, a linha foi re-programada e o seu percurso passou à ser Mococa x São José do Rio Pardo x São Paulo.

Em outubro de 1998, a Viação Nasser Ltda., foi adquirida na sua totalidade pelo Grupo Áurea, da família Constantino.

Dois anos depois, em setembro de 2000, o Grupo Multpart (Santa Cruz) comprou a Viação Nasser.

Após a venda da Viação Nasser, o antigo proprietário da empresa, o senhor Henrique Farah Nasser viu seu sonho de trazer para a região de Campinas um pouco da tradição no ramo de transportes da família. Uniram-se forças então, um dos filhos de Henrique, Eduardo, tornou-se sócio e assumiu a responsabilidade de organizar uma nova empresa. Logo após outro filho, Alexandre, uniu-se à luta, assumindo toda a parte operacional.

O inicio da Viação Águia, apesar da experiência familiar, não foi fácil. Empresa montada, funcionários contratados, não havia serviços. Demorou, mas assim como o animal, a Viação Águia foi persistente, sendo assim, os serviços começaram a aparecer. Apareceram, ficaram e aumentaram.

A Viação Águia saiu de uma frota de 14 veículos (com idade média de 12 anos), para operar 8 anos depois, uma frota de 30 veículos com idade média de 6 anos, um crescimento no segmento só visto na época de ouro, há mais de 50 anos.

Em 2005, o senhor Henrique Farah Nasser faleceu, mas sua empresa continua operando.


MIDIA
SÃO PAULO, 28 de setembro de 2000 - O grupo Mazon, com sede em Mogi Mirim, no interior paulista, que controla a Viação Santa Cruz S.A., 11a. maior empresa do setor rodoviário de passageiros do País, segundo o ranking da revista Balanço Anual, comprou a Viação Nasser, do grupo Áurea, do empresário Nenê Constantino, que ainda neste ano deverá iniciar a operação comercial da Gol Transporte Aéreo. A Gol vai trabalhar inspirada em companhias como a Southwest Airlenes, dos Estados Unidos, que vende passagens cerca de 50% mais baratas que suas concorrentes. Para isso, seguirá uma espartana linha de serviços, com pouco serviço de bordo, check-in simplificado e estrutura bastante enxuta, características do grupo Áurea, originário da cidade de Patrocínio, MG. Segundo o diretor-superintendente da Santa Cruz, Francisco Mazon, a Viação Nasser tem uma frota de 82 ônibus das marcas Scania e Mercedes-Benz. Opera rotas interestaduais ligando a capital paulista a cidades do sul de Minas, entre elas Guaxupé e São Sebastião do Paraíso. Tem ainda linhas estaduais no âmbito de São Paulo, cobrindo cidades como Mococa e São José do Rio Pardo. 'Compramos a Nasser para aumentar nossa produtividade e diluir nossos custos, já que a Santa Cruz opera em linhas superpostas às da Nasser', disse Mazon. Fonte do grupo Áurea informou que a venda se deve ao fato 'de que não tínhamos escala nas rotas'. O grupo Áurea, segundo consta, tem faturamento ao redor de R$ 1 bilhão gerado por mais de três dezenas de empresas de ônibus de âmbito rodoviário e urbano. Quatro filhos do fundador Nenê Constantino estão à frente dos negócios, que incluem a Breda Turismo, de São Paulo, e revendas de veículos Mercedes-Benz e Fiat. Para reduzir custos envolvidos com manutenção e frota reserva, o grupo Mazon, que agora controla cinco empresas (em outras oito, participa entre 50% e 75%), tem uma frota de 500 ônibus com idade média muito baixa, 1,8 ano. Todas com sede no interior paulista, as empresas, além da Viação Nasser, são: Viação Santa Cruz, de Mogi Mirim, Expresso Cristália, de Itapira, Expresso Mirante e Expresso São João-São Paulo Viação, as duas localizadas em São João da Boa Vista. O grupo Mazon teve sua semente lançada em 1952, com uma 'jardineira', tipo de veículo com motor frontal movido a gasolina que caracterizava os ônibus da época. Eugênio Mazon, o fundador, transportava estudantes entre Conchal e Mogi Mirim. Seis anos depois nascia a Viação Santa Cruz, para transportar passageiros de linhas regulares e de indústrias que se formavam em Mogi Mirim, integrante da região de Campinas. Juntando com 338 ônibus que compõem a frota das oito coligadas, o grupo Mazon totaliza hoje em torno de 800 ônibus. (Gazeta Mercantil Informações Eletrônicas - GZMIE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário